Dicas Úteis



Batentes


Não guarde batentes na obra sem instalá-los, mesmo que por períodos curtos, pois costumam empenar com o tempo, se não forem assentados. Dê preferência por batentes tratados com aplicação de hidro-repelentes que protegem a madeira contra descascamento, auxiliando na secagem e criando uma proteção como filtro solar. Nos batentes duplos, somente uma parte será chumbada à parede.

Conservação


Não deixe seu móvel exposto às alterações do clima como sol, chuva, ar seco, ar úmido, calor ou frio por muito tempo. Isso pode causar trincas, fissuras na madeira, desalinhamento do encontro de peças, parafusos frouxos, entre outros problemas irreversíveis. Para protegê-lo, conservá-lo e fazer com que dure mais tempo, nunca use tíner, aguarrás, removedores ou produtos abrasivos.


Madeiras


As madeiras, por serem produtos naturais, possuem variações de tonalidade (às vezes até na mesma peça), sem que isto a desclassifique, ou que seja considerado defeito. Isto é uma de suas características mais marcantes e que a enobrece, e a torna inigualável. Por isto, qualquer madeira que você adquira, mesmo que em pequenas quantidades, poderá apresentar variações de tonalidade.

Materiais Básicos


Verifique o prazo de validade na embalagem do cimento, evitando adquiri-lo com muita antecedência. É comum esse material empedrar quando fica muito tempo guardado, além de poder perder a qualidade quando mal armazenado. A areia pode ser grossa, fina ou misturada e deve ser adquirida de acordo com a necessidade da obra. Evite comprar material úmido e opte por embalagens plásticas.

Cuidados


Proteja os tampos dos móveis de contato com objetos quentes, úmidos, que soltem tinta, pontiagudos, cortantes, água, etc. Isso evitará marcas e manchas indesejadas, com alterações em sua tonalidade. Caso ele seja laqueado, não deixe exposto à luz solar, pois isso impedirá que a pintura comece a descascar e garantirá a beleza, segurança e durabilidade do seu móvel por muito mais tempo.

Cores


Os móveis com acabamentos coloridos, precisam receber a aplicação de um produto impregnante protetor. Isso é feito para que o seu móvel fique impecável por muito mais tempo. Sem esse produto, a madeira não consegue realizar seu processo de respiração natural e adquire uma tonalidade acinzentada, alterando a cor e a beleza do móvel garantindo sua durabilidade por mais tempo.


Portas


Meça as aberturas em que serão instaladas as portas de madeira. Surpresas nessa fase da obra são comuns, e você terá tempo hábil para corrigir as irregularidades com os vãos. Caso o vão seja maior, as vistas deverão cobrir os espaços entre os batentes e a parede. Caso seja menor, compre as portas com as medidas correspondentes ao vão, ou solicite que um profissional aumente o tamanho.

Verniz


As ferramentas necessárias para aplicação do verniz são: rolo de espuma, pincel de cerdas macias ou pistola de aplicação, bandeja ou caçamba, aguarrás, lixa para madeira, fita crepe, plástico, jornal ou lona para proteger áreas que não serão pintadas. Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão para remover as farpas da madeira, e deixar o acabamento mais liso e perfeito.